quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O tempo passa, o tempo voa ....



Ahh ... a Faculdade. Os primeiros semestres são o supra-sumo. O medo das primeiras provas então nem se fala. Sentimos-nos maduros, poderosos. Ir de carro para faculdade então é mais que supra-sumo, é o auge de todas as pirâmides dos objetivos juvenis. No início tudo é tão bacana, a gente só pensa nas aulas, nas festas, e na formatura. O tempo vai passando. Você cai na real que a faculdade não se resume em festas, que tem que estudar para algumas provas e o que tempo está passando mais rápido do que você imagina e de fato quer. Você não tem mais vida social, vive na biblioteca para dar conta do exorbitante número de créditos que você pegou para se formar logo, porque acreditamos que precisamos nos formar logo, é uma contagem regressiva. Lembro do meu 1º semestre, fazia os cálculos exatos para ver quando iria me formar. Hoje em dia, faltam em torno de 120 dias para eu largar a vida acadêmica e começar a vida profissional, de verdade. Sem provas, sem trabalhos, sem cafés, quentões, pães de queijo ou qualquer alusão à faculdade / universidade. Acho que meu contador regressivo pirou, acelerou de um jeito. Estou tentando não contar mais, para não cair na real que um ciclo está terminando.
Já me sinto perdida algumas noites. Ora tive aula praticamente todos os dias em todos os semestres. Tempo então era algo que eu julgava não ter, mas me admiro de quantas coisas conseguia fazer ao mesmo. Hoje em dia marcar uma janta na semana depois da academia é um problema, tudo é complicado. Antigamente ia para aula, estudava para prova, ia para janta, para festa, enchia a cara e no outro dia estava pronta e disposta a começar um novo dia, trabalhar, ir a aula novamente, na janta e assim sucessivamente.
Vou sentir saudades da vida acadêmica, da pressão psicológica, dos afazeres, da ansiedade para olhar as nota da prova, das conversas com amigos e colegas e de todas as coisas que vivenciei durante esses 05 anos. Vou sentir falta até do meu TCC. PASMEM! Vai ser difícil imaginar ter as noites livres. Tão difícil imaginar que sinto um vazio só de pensar. Mas a vida é assim, não é mesmo? Ciclos. Ciclos que se iniciam, ciclos que se encerram. Senti a mesma sensação (um pouco menos reflexiva) quando me formei no 2º grau. Me sentia adulta. Entrar na faculdade então: Uaaaaaaaaau, eu estava crescendo!
E agora, a gente cai na real, que o tempo passa, as pessoas mudam, a gente muda, e as coisas continuam iguais. Os ciclos seguem ai, quem quiser entrar na roda sabe que tudo tem um inicio, meio e fim. Difícil é aceitar o fim.
Mas, quando começam as aulas de Pós-Graduação mesmo?

3 comentários:

  1. Muito bom! Me fez pensar sobre todos os ciclos q vivemos ao longo da nossa vida. Na maioria das vezes o fim de um ciclo eh sempre triste, mas sempre se inicia um novo onde vc se enche de esperanca e empolgacao para novos desafios e emocoes!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Moka....
    Ainda bem que eu só me formo em 2013 e até lá o mundo já estará terminado!!
    Beijos, Thati

    ResponderExcluir
  3. Suas reflexões denotam um amadurecer natural de quem sabe o que quer e corre atrás.
    segue o rumo do teu coração , escrevendo!
    beijos
    mama

    ResponderExcluir